terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Crônica da comunicação.

No dia a dia, trabalha-se muito, por vezes até excessivamente, esquecemos até de ir a um banheiro, de tomar uma água, olhar para o colega ao lado e conversar um pouco de futilidades.
Trabalho em um grande Banco federal, na área de logística, prestando assistência a todas as agências do Paraná e Santa Catarina, na área de telefonia fixa. Isto por si só, deixa meu dia muito ocupado, o telefone, toca praticamente 70% de meu dia e isto também envolve a minha utilização para contato com a rede de agências. Muitos reclamam que tentam por várias vezes contato comigo e não conseguem (por telefone), tenho outros meios de contato que é a intranet e a internet. Engraçado é que na área de comunicação por muitas vezes a falta dela atrapalha o meio de campo, é uma solicitação escrita errrada, mal colocada, sem dizer sobre o problema a ser solucionado, etc...
Por várias vezes, recebemos chamados muito interessantes, para não dizer pitorescos, como um gerente dizendo que o telefone fica fazendo tu tu tu quando o tira do gancho, ou que a central telefônica fica fazendo um barulho estranho depois que foi alagada pela chuva ?
No próprio ambiente de trabalho, muitas vezes, os próprios colegas fazem o mesmo serviço repetidamente, por falta de comunicação entre eles.
Hoje em dia na velocidade com que as coisas acontecem, com que as notícias trafegam pela internet, a facilidade com que obtemos uma foto ora por um celular ou uma camera digital e no instante seguinte esta foto já esta seguindo por email a qualquer parte do mundo para divulgação, nos deixa fragilizados em nosso mundo, as fronteiras hoje, são somente físicas, o conhecimento não encontra mais barreiras para sua disseminação, tudo que fazemos ou não esta escancarado para os interessados, tratemos da ética e responsabilidade em nossas atitudes e feitos, pensemos mais no próximo e no mais longe pois nossas atitudes têm efeitos imediatos em qualquer lugar, seja com uma ajuda solidária a um país que necessita ou em um gesto de amizade e amor com um prato de comida ao próximo que nos pede.
Extravasar sempre o que pensamos mas, ouvir também é um dom, por isso Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, muitas ocasiões, é necessário escutar mais e falar menos.
A ponderação é um dom.

Um comentário:

  1. É isso ai, hoje em dia corremos tanto e muito que deixamos para traz tudo que é importante, precisamos acordar dessa busca louca e aproveitar mais a vida, sempre fazendo amizades e nos comunicando.

    ResponderExcluir